VW T4 Forum - VW T5 Forum banner

Ajuda para tentar atualizar da bateria AGM

T4
784 views 17 replies 7 participants last post by  littlejohn_t4  
#1 ·
Olá, eu tenho um velho T4 Autosleeper Topaz... eu atualmente tenho uma pequena bateria AGM de 90ah sob o capô com minha bateria principal. Eu quero atualizar para lítio sem gastar uma fortuna. Fui cotado em 3 mil para uma atualização, o que é muito caro. Com o meu modelo, sou muito restrito com espaço físico, a menos que a bateria seja movida para o armário traseiro.

Eu não tenho certeza do que fazer... minha bateria agm de 90ah simplesmente não é poderosa o suficiente e eu realmente preciso atualizar.

Alguém mais esteve em uma situação semelhante?... Eu anexei uma foto da bateria atual sob o capô.

Obrigado
Image

#2 ·
A Renogy e a Eco Worthy (como exemplo) fabricam baterias de lítio LiFePO4 substancialmente menores em comparação com as antigas baterias de chumbo-ácido.

Confie em mim, mudar para uma bateria de lazer de lítio é uma decisão óbvia hoje em dia. AGM está morto.

Uma das melhores atualizações que fiz na minha carrinha. 👍

Image

Image

#3 ·
Olá, eu tenho um velho T4 Autosleeper Topaz..atualmente tenho uma pequena bateria AGM de 90ah sob o capô com minha bateria principal. Quero atualizar para lítio sem gastar uma fortuna. Fui cotado em 3 mil para uma atualização, o que é muito caro. Com o meu modelo, sou muito restrito com espaço físico, a menos que a bateria seja movida para o armário traseiro.

Não tenho certeza do que fazer..minha bateria agm de 90ah simplesmente não é potente o suficiente e eu realmente preciso atualizar.

Alguém mais esteve em uma situação semelhante?...eu anexei uma foto da bateria atual sob o capô.

Obrigado View attachment 235358
Eu fiz exatamente isso no meu Topaz. Encontrei uma das minhas postagens anteriores que pode ajudar...

#4 ·
Eu fiz exatamente isso no meu Topaz. Encontrei uma das minhas postagens anteriores abaixo com algumas fotos que podem ajudar..

Clark, este é um conselho muito útil, obrigado. Então, para ser claro, isso é possível se eu também instalar um carregador DC para DC em vez do relé de divisão atual que tenho..? Posso ainda ter a bateria de lítio no lugar da Agm no compartimento do motor?

Sempre que falo com uma empresa, todos me dizem coisas diferentes..eles querem me vender uma atualização de £ 3000 ou dizem que não vai funcionar corretamente...a maioria não lidou com um T4 antigo, então não tenho certeza se isso está correto, mas você parece ter feito o que eu quero fazer!

#5 · (Edited)
Sim - você certamente pode colocar um lítio no lugar do AGM existente se as dimensões funcionarem. Meu Fogstar drift 105 era, na verdade, um pouco menor do que o AGM de 95aH que ele substituiu. Eu só o movi porque a bandeja dupla da bateria estava podre, e eu havia criado algum espaço sob o banco, substituindo o aquecedor de ar a gás por uma instalação de aquecedor a diesel sob o assento único pela porta deslizante.

No mínimo, você precisará retirar o relé de carga dividida (não é necessário remover a fiação) e adicionar um carregador B2B decente. Eu sou um pouco fã da Victron/Fogstar, pois moro fora da rede e tenho dois grandes sistemas solares baseados na Victron com armazenamento de bateria Fogstar, mas Renogy e Ecoworthy também são muito bons. A fiação original do autosleeper é um pouco fraca, então eu sugeriria atualizá-la para pelo menos 10 mm ou 16 mm, se couber.

Se você usar a conexão elétrica, o carregador de rede original também precisa ser atualizado - novamente, usei Victron. A energia solar é uma boa adição, mas não essencial se você estiver se movendo regularmente, pois o B2B manterá as coisas bem carregadas. Adivinhe, eu tenho energia solar Victron na minha 🙂

Eu acho que gastei menos de £ 800, incluindo B2B, carregador de rede, lítio 105aH e energia solar usando um kit premium.

#6 ·
Sim - você certamente pode colocar um lítio no lugar do AGM existente se as dimensões funcionarem. Meu Fogstar drift 105 era na verdade um pouco menor que o AGM de 95aH que ele substituiu. Eu só o movi porque a bandeja dupla da bateria estava podre e eu criei algum espaço sob o banco, substituindo o aquecedor de ar a gás por um aquecedor a diesel instalado sob o assento único pela porta deslizante.

No mínimo, você precisará retirar o relé de carga dividida (não há necessidade de remover a fiação) e adicionar um carregador B2B decente. Eu sou um pouco fã da Victron/Fogstar, pois moro fora da rede e tenho dois grandes sistemas solares baseados na Victron com armazenamento de bateria Fogstar, mas Renogy e Ecoworthy também são muito bons. A fiação original do autosleeper é um pouco fraca, então eu sugeriria atualizá-la para pelo menos 10 mm ou 16 mm, se couber.

Se você usar a conexão elétrica, o carregador de rede original também precisa ser atualizado - novamente, usei Victron. A energia solar é uma boa adição, mas não essencial se você estiver se movendo regularmente, pois o B2B manterá as coisas bem carregadas. Adivinhe, eu tenho energia solar Victron na minha 🙂

Eu acho que gastei menos de £ 800, incluindo B2B, carregador de rede, lítio 105aH, shunt inteligente e solar usando um kit premium.
Isso é muito útil, muito obrigado. Eu administro um grupo fb apenas para os Topz, Trophy, Trident e Talent -(Faça login no Facebook) temos quase 3 mil membros agora e temos vários membros que estão tentando fazer isso e a maioria está sendo informada por oficinas que o sistema não carregará uma bateria de lítio corretamente - também me disseram várias vezes. Minha van é mais antiga que a sua - é uma Topaz 2.4 de 1995.

Para complicar as coisas, o pequeno sistema de bordo que tenho não está funcionando corretamente. Tenho uma nova bateria AGM de 90ah com um novo controlador solar Victron e um pequeno painel solar no telhado. Ele executa tudo a bordo bem, mas quando eu conecto qualquer outra coisa - como uma geladeira com compressor de 12v - ele a executa por um curto período, mas então aparece um erro de baixa tensão na geladeira - embora o aplicativo Victron esteja dizendo que a tensão é de 13v na bateria... então algo está errado em algum lugar, pois acredito que ele deve pelo menos alimentar a geladeira por um curto período de tempo. Eu também tentei com outras coisas e é definitivamente meu sistema.

Encontrei uma empresa de conversão decente no sul do País de Gales e eles são os únicos que disseram que isso precisa ser analisado, pois algo não está certo em algum lugar - antes de gastar dinheiro em uma bateria maior que mascarará o problema. Portanto, isso será analisado nas próximas 2 semanas e mostrarei a eles sua mensagem aqui para ajudá-los a colocar um novo sistema na minha van assim que meu sistema for classificado.

Você é muito bem-vindo para participar do grupo se você usa FB - tenho certeza que provavelmente farei mais perguntas aqui, então espero que esteja tudo bem!

#7 ·
Olhe para a fiação da geladeira. (E tomadas)
Aposto que é muito fina, pois as especificações dizem que consomem cerca de 3,5 amperes quando em funcionamento.
MAS.....eles consomem cerca de 30 amperes quando o compressor entra em ação (apenas por uma fração de segundo).
Isso causa uma queda de tensão enorme, o compressor consome uma corrente enorme e não "sobe" a tempo, então o circuito desarma e diz baixa tensão.
O cabo deve ter pelo menos 6 mm (10 mm se o comprimento do cabo for superior a 3 metros no total).
Receio que seja uma coisa comum ao ligar essas geladeiras.

#9 ·
Olhe para a fiação da geladeira. (E tomadas)
Eu aposto que é muito fina, pois a especificação diz que elas consomem cerca de 3,5 amperes quando estão funcionando.
MAS.....elas consomem cerca de 30 amperes quando o compressor entra em funcionamento. (apenas por uma fração de segundo).
Isso causa uma queda de tensão enorme, o compressor consome uma corrente enorme e não "liga" a tempo, então o circuito desarma e diz baixa tensão.
O cabo deve ter pelo menos 6 mm (10 mm se o comprimento do cabo for superior a 3 metros no total).
Receio que seja uma coisa comum ao conectar essas geladeiras.
Obrigado por isso - eu tinha aquelas extensões longas e baratas de 12v da Amazon conectadas - eu desconectei todas elas, conectei a geladeira diretamente na tomada de 12v e funciona bem! ... então meu sistema está ok - são aquelas extensões de fio fino e baratas que eu tenho conectadas que estão derrubando a voltagem demais. Eu vou atualizar minha bateria, mas pelo menos isso significa que eu não preciso pedir para a empresa de conversão testar o sistema para ver o que está errado

#11 ·
Eu recomendaria que você não instalasse um lifepo4 no compartimento do motor. Eu recomendaria que você movesse a instalação para dentro com uma caixa de bateria ventilada e usasse cabos de tamanho apropriado para acomodar o comprimento para garantir que não haja queda de tensão, o que é vital para que os carregadores DC2DC operem de forma otimizada. A principal razão para o lifepo4 não ser instalado no compartimento do motor é o potencial de altas temperaturas que, em última análise, encurtarão a vida útil e a capacidade da bateria, pois o lifepo4 não gosta de carregar em extremos, sejam temperaturas + ou -. Esta não é apenas minha opinião pessoal e é um fato, houve alguns grandes casos judiciais em torno de fabricantes que afirmavam ter baterias lifepo4 no compartimento do motor e que foram provados o contrário. Um exemplo documentado no YouTube com DCS.

#12 ·
Eu recomendaria que você não instalasse um lifepo4 no compartimento do motor. Eu recomendaria que você movesse a instalação para dentro com uma caixa de bateria ventilada, e usasse cabos de tamanho apropriado para acomodar o comprimento para garantir que não haja queda de tensão, o que é vital para que os carregadores DC2DC operem de forma otimizada.
A principal razão para o lifepo4 não ser instalado no compartimento do motor é devido ao potencial de altas temperaturas que, em última análise, encurtarão a vida útil e a capacidade da bateria, pois o lifepo4 não gosta de carregar em extremos, sejam temperaturas + ou -. Esta não é apenas minha opinião pessoal e é um fato, houve alguns grandes casos judiciais em torno de fabricantes que afirmavam ter baterias lifepo4 no compartimento do motor e provaram o contrário. Um exemplo documentado no YouTube com DCS.
Obrigado - sim, algumas pessoas disseram isso - vou ver uma oficina em algumas semanas para discutir a atualização. Mudando de assunto, você atualizou seu turbo 2.4d??

#16 ·
Olá, eu fiz isso para o meu pop top cockburn.

Qualquer dúvida, por favor, me @ ou se você estiver na Lattitude, venha encontrar nossa bandeira Manx e compartilhar um vinho.

Renogy dc para dc com mppt.
Painel de 200w (tudo o que eu podia colocar no telhado)
2 fios grandes da bateria da van para o renogy + & -
Você tem que fazer alguns cálculos para o tamanho awg, dependendo da distância.
Terminais de anel na amazon
Crimpagem na amazon
Decapadores de fios
Termorretrátil para arrumar
Fusíveis da amazon, novamente fusível para o seu fio, não para a sua carga! Você quer que o fusível estoure antes que o fio pegue fogo.
Alguns desses interruptores de disparo reajustáveis para facilitar o trabalho no sistema ou desligá-lo facilmente.
Barras de barramento para terminação de + e -
Mini caixa de fusíveis para cargas mais leves, como geladeira, comprei uma de 16 slots, em retrospectiva, 6 serão suficientes para o que precisamos nas vans mais antigas.
Talvez alguns relés de lazer de 30a (coloquei minha geladeira em um) e mantive o painel de controle cockburn original.

TEMPO + PLANEJAMENTO e também um conhecimento básico de circuitos DC, papel para desenhar coisas, régua ou barbante para medir o fio.
Você precisará de joelheiras e algumas abraçadeiras para manter as coisas arrumadas.

Eu rastreei os circuitos usando um multímetro e cortei a fiação com fusível para a geladeira (que estava perto da bateria principal) e puxei-a, reutilizei a maior parte para o gatilho do relé e coloquei um fio novo, mais moderno e maior para a geladeira que também atualizei para compressor (5 dias sem sol em 100ah LifeP04).

Eu tenho as configurações discadas para a bateria lifep04 12,8v barata, você só precisa tomar cuidado para não cair abaixo de 12,8v, pois isso está chegando perto de 10% restantes e esse renogy dc odeia baixa tensão, o que significa que você precisará desconectar e carregar com um carregador lifep04 especial, £30 no ebay.

Ramble over - eu prometi um resumo quando fiz isso no ano passado, mas tenho feito mudanças e coisas desde então + tive algum uso no mundo real.
Farei um quando voltar do festival onde todos parecem estar rodando seus motores e eu não, porque este é o caminho!

#17 ·
Não se esqueça que LiPo também não gosta de temperaturas frias. Se você fizer muito acampamento de inverno, pode precisar de um aquecedor de bateria, bateria aquecida ou localizá-la em uma área quente na van. Elas descarregam em temperaturas frias, mas não carregam abaixo de uma temperatura definida. Acho que meu BMS corta em torno de 0°C.

#18 ·
Não se esqueça que LiPo também não gosta de temperaturas frias. Se você fizer muito acampamento de inverno, pode precisar de um aquecedor de bateria, bateria aquecida ou localizá-la em uma área quente na van. Elas descarregarão em temperaturas frias, mas não carregarão abaixo de uma temperatura definida. Acho que meu BMS corta em torno de 32F.
Eu usei o meu o inverno todo, embora tenha sido um inverno quente, mas a temperatura onde o coloquei sempre esteve acima de 8 graus, mesmo quando estava -2 lá fora à noite, em parte porque o dc-dc e toda a fiação foram colocados em um espaço pequeno, então o calor residual apenas o manteve funcionando bem.
Você pode simplesmente pegar alguns dutos slinky e colocar a ventilação do seu aquecedor em direção a onde a bateria está por 5 minutos e isso resolveria os problemas de carregamento.