Algumas pessoas não conseguem ver a utilidade em fazer isso, mas eu não poderia discordar mais. Todos os óleos se degradam com o tempo e só pode fazer bem substituí-lo. Minha van tem 7 anos e apenas 59.000 no relógio e o óleo da caixa de câmbio estava preto espesso. Também é muito fácil de fazer, isso é em um 2.5 AJT de 2003 com caixa manual de 5 velocidades.
* Usei 2,5 litros de óleo de engrenagem sintético G50 SAE 75W 90, mas verifique as especificações do modelo para capacidade e grau
* Você precisa de uma chave de bujão de drenagem de 17 mm
* Faça este trabalho após uma longa corrida quando o óleo estiver quente e fluirá rapidamente.
1. Remova a bandeja inferior
2. Desaperte o bujão de enchimento
Ele está no meio do caminho, logo abaixo do motor de partida. Use uma chave de bujão de drenagem de 17 mm, pode ser um pouco apertado para começar.
3. Desaperte o bujão de drenagem
Ele fica logo abaixo do eixo de transmissão do lado próximo, às vezes escondido da vista se estiver sujo. Novamente, use uma chave de bujão de drenagem de 17 mm para remover, o espaço é apertado, então usei uma chave em vez de um soquete. Não se esqueça de ter uma panela pronta para pegar o óleo!
4. Recoloque o bujão de drenagem e reabasteça o óleo
É fácil de encher se você usar um funil com um acessório de mangueira flexível e usar um jarro medidor para despejar 0,5 litros de cada vez.
5. Recoloque o bujão de enchimento
Teste de direção e verifique se há vazamentos, recoloque a bandeja inferior
Dica - A VW sugere fazer uma ferramenta para verificar corretamente o nível do óleo (veja as fotos no final) Isso não é difícil de fazer, mas para evitar problemas, eu apenas medi 2,5 litros de óleo e, como verificação final, enfiei meu dedo dentro do orifício de enchimento. Você deve ser capaz de tocar no óleo com a ponta do dedo.
* Usei 2,5 litros de óleo de engrenagem sintético G50 SAE 75W 90, mas verifique as especificações do modelo para capacidade e grau
* Você precisa de uma chave de bujão de drenagem de 17 mm
* Faça este trabalho após uma longa corrida quando o óleo estiver quente e fluirá rapidamente.
1. Remova a bandeja inferior
2. Desaperte o bujão de enchimento
Ele está no meio do caminho, logo abaixo do motor de partida. Use uma chave de bujão de drenagem de 17 mm, pode ser um pouco apertado para começar.
3. Desaperte o bujão de drenagem
Ele fica logo abaixo do eixo de transmissão do lado próximo, às vezes escondido da vista se estiver sujo. Novamente, use uma chave de bujão de drenagem de 17 mm para remover, o espaço é apertado, então usei uma chave em vez de um soquete. Não se esqueça de ter uma panela pronta para pegar o óleo!
4. Recoloque o bujão de drenagem e reabasteça o óleo
É fácil de encher se você usar um funil com um acessório de mangueira flexível e usar um jarro medidor para despejar 0,5 litros de cada vez.
5. Recoloque o bujão de enchimento
Teste de direção e verifique se há vazamentos, recoloque a bandeja inferior
Dica - A VW sugere fazer uma ferramenta para verificar corretamente o nível do óleo (veja as fotos no final) Isso não é difícil de fazer, mas para evitar problemas, eu apenas medi 2,5 litros de óleo e, como verificação final, enfiei meu dedo dentro do orifício de enchimento. Você deve ser capaz de tocar no óleo com a ponta do dedo.