VW T4 Forum - VW T5 Forum banner

COMO FAZER - Trocar o óleo da caixa de velocidades num 2.5 TDI (manual de 5 velocidades)

85K views 23 replies 23 participants last post by  littlejohn_t4  
#1 · (Edited by Moderator)
Algumas pessoas não conseguem ver a utilidade em fazer isso, mas eu não poderia discordar mais. Todos os óleos se degradam com o tempo e só pode fazer bem substituí-lo. Minha van tem 7 anos e apenas 59.000 no relógio e o óleo da caixa de câmbio estava preto espesso. Também é muito fácil de fazer, isso é em um 2.5 AJT de 2003 com caixa manual de 5 velocidades.

* Usei 2,5 litros de óleo de engrenagem sintético G50 SAE 75W 90, mas verifique as especificações do modelo para capacidade e grau
* Você precisa de uma chave de bujão de drenagem de 17 mm
* Faça este trabalho após uma longa corrida quando o óleo estiver quente e fluirá rapidamente.

1. Remova a bandeja inferior
2. Desaperte o bujão de enchimento
Ele está no meio do caminho, logo abaixo do motor de partida. Use uma chave de bujão de drenagem de 17 mm, pode ser um pouco apertado para começar.
3. Desaperte o bujão de drenagem
Ele fica logo abaixo do eixo de transmissão do lado próximo, às vezes escondido da vista se estiver sujo. Novamente, use uma chave de bujão de drenagem de 17 mm para remover, o espaço é apertado, então usei uma chave em vez de um soquete. Não se esqueça de ter uma panela pronta para pegar o óleo!
4. Recoloque o bujão de drenagem e reabasteça o óleo
É fácil de encher se você usar um funil com um acessório de mangueira flexível e usar um jarro medidor para despejar 0,5 litros de cada vez.
5. Recoloque o bujão de enchimento
Teste de direção e verifique se há vazamentos, recoloque a bandeja inferior

Dica - A VW sugere fazer uma ferramenta para verificar corretamente o nível do óleo (veja as fotos no final) Isso não é difícil de fazer, mas para evitar problemas, eu apenas medi 2,5 litros de óleo e, como verificação final, enfiei meu dedo dentro do orifício de enchimento. Você deve ser capaz de tocar no óleo com a ponta do dedo.

#6 ·
Re: Mudança do óleo da caixa de velocidades num 2.5 TDI (manual de 5 velocidades)

Bom trabalho, amigo, mas como nota. Certifique-se de desapertar a tampa de enchimento primeiro antes de drenar o óleo. Como algumas pessoas descobriram que a sua estava presa e não conseguiram abri-la. O que, como pode imaginar, causa um grande problema.

#8 ·
Re: Mudança de óleo da caixa de velocidades num 2.5 TDI (manual de 5 velocidades)

Alguém sabe onde fica o enchimento de óleo num 102 com caixa de velocidades não VW? Consigo encontrar o bujão de drenagem, fica mesmo na parte inferior, mas não consigo encontrar o bujão de enchimento???

#9 ·
Re: Mudança do óleo da caixa de velocidades num 2.5 TDI (manual de 5 velocidades)

apenas uma nota, usei uma porca longa (como uma porca de roda) para desapertar o bujão de drenagem com uma chave de boca. Sem espaço para colocar qualquer chave de caixa/chave Allen. Trabalho fácil e que vale a pena fazer. Obrigado! T:

#11 ·
Re: Troca de óleo da caixa de velocidades num 2.5 TDI (manual de 5 velocidades)

A edição Brooklands Owners menciona as caixas de velocidades 02B (2,5L de óleo) e 02G (2,3L de óleo).
O meu motor 2.5L (AJT) deve ter a 02G.
Eles descrevem uma forma de verificar o nível de óleo da transmissão com um fio dobrado. Basicamente, ele mede o nível de óleo em relação ao nível inferior da abertura de enchimento. O nível de óleo deve estar 5 mm abaixo desta abertura de enchimento.

Num livro holandês (Vraagbaak - P.H. Olving) eles fazem uma diferença entre os dois tipos de caixas de velocidades. 02B como descrito acima e para 02G encher de óleo até transbordar, que é 5 mm mais alto que o outro.

Obviamente, apenas um está certo. :*

#13 ·
Olá, tenho uma caixa de velocidades do tipo 02G num 2.5TDI 102CV de 2003. Ia verificar o óleo, mas a caixa de velocidades não se parece nada com a da imagem. Alguém tem alguma ideia de onde poderá estar o bujão de enchimento? Há algo que parece um bujão de enchimento, mas está na lateral da caixa num ângulo muito raso, por isso não tenho a certeza de como verificar o nível.

#17 ·
Olá a todos, eu perguntei em outro tópico, mas não tenho certeza se é a resposta que eu estava procurando, então pensei em perguntar aqui.

Na primeira imagem, onde você pode ver a tampa de enchimento de óleo, logo abaixo e um pouco para a esquerda, há uma placa oval com a marca VW que é aparafusada com 2 parafusos que fica voltada para o chão, alguém sabe o nome dessa placa e existe uma junta disponível para ela, pois a minha parece estar vazando óleo, eu fui na VW e na TPS e nenhum deles sabe onde encontrá-la, pois ela não está listada onde eles estavam procurando.
Além disso, o que essa placa cobre, é provável que algo saia com ela se eu remover, limpar e substituir a junta?

Saudações
Andy

#19 ·
Ótimo tutorial, acabei de fazer o meu, comprei um conjunto de chaves sextavadas para o bujão de drenagem na Halfords, definitivamente não saíram 2,5 litros, talvez 1-1,25 e a caixa de velocidades estava agradável e quente. Entraram 2,5 litros, a caixa de velocidades está muito mais silenciosa e as mudanças de velocidade também são mais suaves. Vale muito a pena fazer. Quilometragem em 151k

#20 ·
Obrigado por isso. Uma pequena atualização para quem tem a mesma caixa de velocidades que a minha (não faço ideia qual, mas é um 2.5 ACV de 1998).

O enchimento e a drenagem são hexagonais de 14 mm. O meu precisou de quase 2,5 litros para ficar 10 mm abaixo do enchimento. Uma coisa que não foi mencionada antes é que com este tipo de caixa de velocidades é preciso uma seringa ou bomba de óleo para encher a 'caixa', pois o orifício de enchimento está inclinado para baixo. (ver a segunda foto)

Aqui está o bujão de drenagem:

Image

E aqui está o enchimento - como pode ver, seria muito difícil encher sem uma lata de enchimento.

Image

Espero que ajude alguém.

#23 ·
Obrigado por isso. Uma pequena atualização para quem tem a mesma caixa de velocidades que a minha (não faço ideia qual, mas é uma 2.5 ACV de 1998)

O enchimento e o dreno são hexágonos de 14 mm. O meu levou quase 2,5 l a 10 mm abaixo do enchimento. Uma coisa que não foi mencionada antes é que com este tipo de caixa de velocidades precisa de uma seringa ou bomba de óleo para encher a 'caixa', pois o orifício de enchimento está inclinado para baixo. (ver segunda foto)

Aqui está o bujão de drenagem:

Image

E aqui está o enchimento - como pode ver, seria muito difícil encher sem uma lata de enchimento.

Image

Espero que ajude alguém.
Obrigado pela informação, não consegui encontrar nada sobre a troca de óleo da caixa de velocidades até isto aparecer. Muito útil..

#22 ·
Olá pessoal,

Todas as caixas de velocidades manuais são iguais em toda a gama T4, todas levam 2,5 litros de óleo? O meu T4 é um Westfalia de 1991 e está equipado com o motor a gasolina AAC de 2,0 litros e quero mudar o óleo da caixa de velocidades, mas preciso saber a capacidade primeiro.

Obrigado

Mark

#24 ·
Só para adicionar informações para quem tem caixa manual de 5 velocidades e AAC 2l a gasolina, o bujão de enchimento é acessível por cima com um hexágono de 17 mm.
Está mesmo à direita do motor de arranque, você o verá com uma lanterna.
Acabei de enchê-lo como fiz em todos os manuais, mas fazer a linha de enchimento de 5 mm acima seria mais sensato.