A válvula N75 é como um interruptor que controla o atuador da wastegate do turbo. A própria wastegate normalmente está fechada, permitindo que os gases de escape girem o turbo. Quando o atuador da wastegate abre a wastegate, os gases de escape são desviados do turbo. Isso é necessário, pois o excesso de pressão causaria danos ao motor.
A ECU usa a válvula N75 para manter os níveis corretos de pressão, comparando as leituras do sensor MAP (Manifold Absolute Pressure G71) com o mapa do motor. Se o N75 não abrir o atuador da wastegate, a ECU aciona o 'modo de segurança', limitando os níveis de combustível, resultando em perda de potência. Sempre verifique o atuador da wastegate e o sensor MAP se suspeitar de uma válvula N75 defeituosa.
Este gráfico mostra como a pressão de impulso do turbo é usada pelo N75 para regular a pressão no atuador da wastegate, como encontrado nos motores ACV AJT AYC AYY. É importante entender que a aparência e o funcionamento dependerão do código do motor, pois existem diferentes turbos e válvulas em uso.
TESTANDO
Puxe o conector (1) da válvula N75 (2)
Use um multímetro para medir a resistência entre os contatos da válvula 2.
Especificação ACV AJT AYC AYY = 25 a 45Ω
Especificação AHY AXG AXL = 15 a 20Ω
Substitua a válvula se a especificação não for atingida
Se a especificação for atingida...
Ligue a ignição e meça a tensão de alimentação na tomada do conector 1 e na massa do motor
Especificação aprox. 12v. Se a especificação não for atingida, verifique a fiação de volta para a ECU.
NOTAS ADICIONAIS
A ECU usa a válvula N75 para manter os níveis corretos de pressão, comparando as leituras do sensor MAP (Manifold Absolute Pressure G71) com o mapa do motor. Se o N75 não abrir o atuador da wastegate, a ECU aciona o 'modo de segurança', limitando os níveis de combustível, resultando em perda de potência. Sempre verifique o atuador da wastegate e o sensor MAP se suspeitar de uma válvula N75 defeituosa.
Este gráfico mostra como a pressão de impulso do turbo é usada pelo N75 para regular a pressão no atuador da wastegate, como encontrado nos motores ACV AJT AYC AYY. É importante entender que a aparência e o funcionamento dependerão do código do motor, pois existem diferentes turbos e válvulas em uso.
TESTANDO
Puxe o conector (1) da válvula N75 (2)
Use um multímetro para medir a resistência entre os contatos da válvula 2.
Especificação ACV AJT AYC AYY = 25 a 45Ω
Especificação AHY AXG AXL = 15 a 20Ω
Substitua a válvula se a especificação não for atingida
Se a especificação for atingida...
Ligue a ignição e meça a tensão de alimentação na tomada do conector 1 e na massa do motor
Especificação aprox. 12v. Se a especificação não for atingida, verifique a fiação de volta para a ECU.
NOTAS ADICIONAIS
[* ]A válvula solenóide EGR N18 é muito semelhante à N75 e possui a mesma tomada de conector de 2 pinos. Na verdade, alguns motores usam este tipo de válvula para ambas as funções (veja o gráfico no final para motores do tipo AHY). Portanto, é possível trocar todas as tubulações e plugues e usá-lo para realizar o trabalho de uma válvula N75. Esta é uma maneira útil de verificar o desempenho da válvula N75, além das verificações acima, e pode economizar o custo de compra de uma substituição se você optar por uma exclusão de EGR.
[* ]Vale a pena substituir todas as mangueiras do N75, pois é muito difícil 'ver' vazamentos e a borracha se deteriora. Recomendo o uso de mangueiras de silicone de desempenho, pois não custam muito mais, vêm em uma variedade de cores e são mais fáceis de colocar e tirar para manutenção.
[* ]Use uma bomba manual, como um 'mity vac' ou similar, para verificar se o atuador da wastegate está funcionando. Puxe a mangueira do atuador e conecte a bomba diretamente a ela. Ao aplicar pressão, a haste do atuador deve em algum momento começar a se mover até que a wastegate esteja totalmente aberta.
[* ]Verifique o vagcom para DTCs e verifique se o sensor MAP está funcionando corretamente.
[* ]Uma wastegate 'vazando' ou um atuador 'defeituoso' normalmente não é reparável e no momento requer a substituição completa do turbo.