VW T4 Forum - VW T5 Forum banner

COMO FAZER - Testar a válvula solenóide de pressão de carga AKA N75

1 reading
414K views 60 replies 45 participants last post by  ioanoprisan66  
#1 · (Edited by Moderator)
A válvula N75 é como um interruptor que controla o atuador da wastegate do turbo. A própria wastegate normalmente está fechada, permitindo que os gases de escape girem o turbo. Quando o atuador da wastegate abre a wastegate, os gases de escape são desviados do turbo. Isso é necessário, pois o excesso de pressão causaria danos ao motor.

A ECU usa a válvula N75 para manter os níveis corretos de pressão, comparando as leituras do sensor MAP (Manifold Absolute Pressure G71) com o mapa do motor. Se o N75 não abrir o atuador da wastegate, a ECU aciona o 'modo de segurança', limitando os níveis de combustível, resultando em perda de potência. Sempre verifique o atuador da wastegate e o sensor MAP se suspeitar de uma válvula N75 defeituosa.

Image

Este gráfico mostra como a pressão de impulso do turbo é usada pelo N75 para regular a pressão no atuador da wastegate, como encontrado nos motores ACV AJT AYC AYY. É importante entender que a aparência e o funcionamento dependerão do código do motor, pois existem diferentes turbos e válvulas em uso.

Image

TESTANDO

Puxe o conector (1) da válvula N75 (2)
Use um multímetro para medir a resistência entre os contatos da válvula 2.
Especificação ACV AJT AYC AYY = 25 a 45Ω
Especificação AHY AXG AXL = 15 a 20Ω

Substitua a válvula se a especificação não for atingida

Se a especificação for atingida...
Ligue a ignição e meça a tensão de alimentação na tomada do conector 1 e na massa do motor
Especificação aprox. 12v. Se a especificação não for atingida, verifique a fiação de volta para a ECU.

Image

NOTAS ADICIONAIS

• [* ]A válvula solenóide EGR N18 é muito semelhante à N75 e possui a mesma tomada de conector de 2 pinos. Na verdade, alguns motores usam este tipo de válvula para ambas as funções (veja o gráfico no final para motores do tipo AHY). Portanto, é possível trocar todas as tubulações e plugues e usá-lo para realizar o trabalho de uma válvula N75. Esta é uma maneira útil de verificar o desempenho da válvula N75, além das verificações acima, e pode economizar o custo de compra de uma substituição se você optar por uma exclusão de EGR.
    [* ]Vale a pena substituir todas as mangueiras do N75, pois é muito difícil 'ver' vazamentos e a borracha se deteriora. Recomendo o uso de mangueiras de silicone de desempenho, pois não custam muito mais, vêm em uma variedade de cores e são mais fáceis de colocar e tirar para manutenção.
    [* ]Use uma bomba manual, como um 'mity vac' ou similar, para verificar se o atuador da wastegate está funcionando. Puxe a mangueira do atuador e conecte a bomba diretamente a ela. Ao aplicar pressão, a haste do atuador deve em algum momento começar a se mover até que a wastegate esteja totalmente aberta.
    [* ]Verifique o vagcom para DTCs e verifique se o sensor MAP está funcionando corretamente.
    [* ]Uma wastegate 'vazando' ou um atuador 'defeituoso' normalmente não é reparável e no momento requer a substituição completa do turbo.

Image

Image

#7 ·
Re: Válvula solenóide de pressão de carga N75 - Testando

Olá

Gostaria de agradecer imensamente ao Simon por este post e pelos excelentes diagramas.

Sou um novo membro (acho que meu primeiro post de verdade) e recentemente comprei um 102 t4 e achei-o bastante lento e ele realmente sofreu nas colinas mais longas.

Há uma grande colina perto de mim (Bewdley by-pass) da qual eu só conseguia tirar 40-45 tops sem enlouquecer.

Encontrei este post e pensei comigo mesmo que não ouvi o whoosh do turbo desde que o tenho. Encontrei alguns minutos para dar uma olhada sob o capô e descobri que a válvula N75 estava conectada completamente errada.

Segui seus diagramas, religuei o tubo e fiz um test drive.

É um mundo de diferença, agora consigo ouvir o turbo e ele fez a colina a 65 mph sem problemas.

Top Man

Saudações

Rob

#9 ·
Olá a todos,
Só antes de morder a isca e comprar um novo N75, é melhor fazer a pergunta.
O meu 2.5tdi 88cv 2002 t4 anda bem no plano, a descer, mas quando uma ligeira inclinação está envolvida, perde toda a potência e entra em modo de segurança, que volta ao ponto de partida quando desligo a ignição e reinicio a carrinha (não é bom às 3 da manhã em estradas rurais escuras e solitárias).
Verifiquei a resistência e estou a obter 35 ohms nos terminais.
Verifiquei a alimentação de tensão e tudo ok.
Verifiquei a tubagem do N75 e tudo nos locais correctos com novas mangueiras

Então a questão é, esta falha ainda pode ser o N75 ou estarei a desperdiçar o meu dinheiro comprando um novo?

Espero que possa ajudar :*:*
Chappers:ILU::ILU:

#10 ·
Obrigado por isso - consegui fazer com que meu turbo voltasse a funcionar corretamente depois de uma correia dentada danificada. A oficina tinha conseguido conectar o N75 ao contrário, então não havia pressão no atuador do turbo e sem impulso. 1/2 hora com este guia e foi resolvido. Continue com o bom trabalho e obrigado!

#13 ·
Um amigo meu está com problemas de perda de potência, então verifiquei no vagcom - MAF e mapa parecem estar ok. Então acabei de encontrar este guia, depois de verificar a resistência, está um pouco acima de 45 ohms, 48 ohms para ser exato. E ao verificar a voltagem, só tenho 7v na tomada... Alguém tem esse problema ou sabe o que tentar em seguida?

2.5TDI ACV

Obrigado

Steve

#16 ·
Obrigado pessoal - Tenho um T5 há um ano e, apesar de falar com uma oficina local e um concessionário VW, não consegui diagnosticar a avaria, disseram-me que era a embraiagem ou a bomba ABS (ambos trabalhos mega caros).

Encontrei isto ontem à noite, descreveu a avaria numa publicação ligada (barulho de mugido, eu chamei-lhe um zumbido, talvez tenha sido aí que me enganei!).

Comprei a válvula hoje, instalei-a (teste de 15 minutos) - conduzido resolvido. £40!!

Obrigado novamente, tive que me juntar para postar meus agradecimentos

#17 ·
Problemas semelhantes e ajuda são bem-vindos.
Eu li todas as postagens do fórum sobre modo de segurança e perda de potência e muita ajuda foi alcançada.

2.5tdi 102cv acv

Eu tenho perda de potência de cerca de 10-15% quase o tempo todo agora, era ocasional e presumiu-se que fosse o modo de segurança.
Troquei todas as mangueiras por silicone, substituí a bateria fraca, limpei a tampa da ecu e substituí, tive uma nova correia dentada e garantiu-se que estava "impecável"!
Tentei dirigir com/sem filtro de ar, muita sucção e sem diferença.
O turbo assobia como deveria.
Tentei dirigir com o sensor MAF desconectado, sem alteração
Comprei o cabo vagcom barato e o software gratuito, conectei e lê:
05500 Início da Regulação de Injeção
17-10 Diferença de Controle - Intermitente
Limpei isso, mas volta imediatamente

Esta semana eu verifiquei a voltagem n75, eu tenho 12v no pino 1 para a terra, 7.5v pino 2 e 7.5v pino 1 para 2.
Mesma leitura no ponto onde os fios saem da ecu
Leitura de Ohms 33
N18 semelhante

IMPORTANTE:
AGORA ENTÃO, dirigi 4 milhas, desconectei/reconectei a energia para ambos N75 e N18, e EU RECUPEREI A POTÊNCIA
Fiz a coisa do vagcom de novo, e sem erros
Dirigi o dia todo ligado e desligado com potência total, MAS, assim que o motor esfriou (4 horas), eu voltei a perder potência.
Fiz as mesmas etapas e a potência voltou.

Eu presumo que trocar o N75/N18 é bastante simples, embora eu não queira danificar nada, 1 entrada e 2 saídas de tubos de ar em cada?

Qual é o pequeno filtro instalado via tubo do N18? Este tem um pequeno furo (ferimento circular de 3 mm) no próprio filtro dentro de sua carcaça, pode colocar uma gota de cola nele, pois não consigo identificar a peça

Tenho isso em andamento há 4 meses e estou começando a perder cabelo!

Por favor, por favor, por favor, aconselhe e ajude
(Obrigado a Simon e a todos os outros por me trazerem até aqui)

#61 ·
Problemas semelhantes e ajuda bem-vindos.
Eu li todas as postagens do fórum sobre modo de emergência e perda de potência e muita ajuda foi alcançada.

2.5tdi 102cv acv

Eu tenho perda de potência de cerca de 10-15% quase sempre agora, era ocasional e presumia-se que fosse o modo de emergência.
Trocado todos os tubos por silicone, substituída bateria fraca, limpa a tampa da ecu e substituída, teve nova correia dentada e garantiu que está "impecável"!
Tentou conduzir com/sem filtro de ar, muita sucção e sem diferença.
Turbo assobia como deveria.
Tentou conduzir com o sensor MAF desligado, sem alteração
Comprou o cabo vagcom barato e software gratuito, ligou e lê:
05500 Início da Regulação de Injeção
17-10 Diferença de Controlo - Intermitente
Limpou isto, mas volta imediatamente

Esta semana eu verifiquei a voltagem do N75, eu tenho 12v no pino 1 para a terra, 7.5v pino 2, e 7.5v pino 1 para 2.
Mesma leitura no ponto onde os fios saem da ecu
Leitura de Ohms 33
N18 semelhante

IMPORTANTE:
AGORA ENTÃO, andou 4 milhas, desconectou/reconectou a energia para ambos N75 e N18, e EU RECUPEREI A POTÊNCIA
Fez a coisa do vagcom novamente, e sem erros
Andou o dia todo ligado e desligado com potência total, MAS, assim que o motor esfriou (4 horas), eu voltei a ter perda de potência.
Fez os mesmos passos, e a potência voltou.

Eu presumo que trocar o N75/N18 é bastante simples, embora eu não queira danificar nada, 1 entrada e 2 saídas de tubos de ar em cada?

Qual é o pequeno filtro montado via tubo do N18? Este tem um pequeno furo (ferida de punção circular de 3 mm) no próprio filtro dentro de sua carcaça, pode colocar uma gota de cola nele, pois não consigo identificar a peça

Tenho isto há 4 meses e estou começando a perder cabelo!

Por favor, por favor, por favor, aconselhe e ajude
(Obrigado a Simon e a todos os outros por me trazerem até aqui)
Desenhe um esboço. Motamo para que todos entendam a mangueira de...

#19 ·
Olá, estou com problemas com o meu t4 2.5 88cv, segui estas instruções sobre como testar. A ficha que vai para a parte de trás do n75 está a funcionar a 7 volts, seria este o problema, a ignição estava ligada, o motor não estava a funcionar. O problema é que o tubo para o atuador não está a fazer nada, parece que não tenho turbo?

#20 ·
Ótimo artigo técnico, ajudou-me a diagnosticar o meu N75 defeituoso, substituí-o mais todas as tubagens e recuperei a potência, mas intermitentemente... agora tenho o código de falha N75 aberto ou curto-circuito para a terra, tenho 12v no pino 1, por isso parece ser um problema de cablagem, segui o artigo mas encontrar o problema está além de mim, acho que é hora de procurar ajuda profissional!

#22 ·
Olá, excelente trabalho e postagem. Meu problema está começando no início, onde o tubo de pressão do turbo sai do turbo e vai para o n75, eu o tirei do n75 e não parece haver pressão vindo dele quando a van está funcionando, nem negativa nem positiva? Onde devo procurar em seguida? Obrigado.

#26 ·
Olá Simon / alguém
Alguém tem acesso ao número da peça para esta válvula N75, também conhecida como válvula moo, também conhecida como válvula de pressão de impulso, também conhecida como válvula solenóide de pressão de carga, também conhecida como "conversor de pressão do turbo", por favor?

Motor AXD 2.5tdi: 2008 Caravelle 130CV.

Obrigado