VW T4 Forum - VW T5 Forum banner

Como testar a resistência da válvula de arranque N108 na bomba injetora diesel 2.5tdi - fotos

22K views 7 replies 5 participants last post by  DanOMac  
#1 · (Edited)
VEJA MEU ÚLTIMO POST PARA SABER COMO TESTAR E SUBSTITUIR

Olá, tenho uma falha de curto para o terra N108 que estou tentando resolver.

Código de falha: 17660 - P1252 (N108) início da válvula de injeção: curto aberto para o terra.

Eu testei a fiação de volta para a ECU e está ok. Então eu preciso testar se a válvula está com defeito.

Eu li que a resistência no N108 deve ser em torno de 15 ohms.

Eu desconectei o plugue múltiplo de dez pinos abaixo da frente do motor 2.5tdi AJT e rastreei os dois fios da válvula N108 para os pinos 9 e 10.

A resistência nesses pinos deve ser de cerca de 15 ohms?

189892

Obrigado!

#2 ·
Alguém pode me dizer se não há resistência ou continuidade nos fios da válvula de avanço N108 / válvula de início na bomba de combustível 2.5tdi, isso significa que um dos fios está quebrado?

Não há nada nesses dois fios, o que é preocupante.

Estou tentando determinar se o N108 está com defeito ou se os fios que vêm dele estão talvez quebrados.

#3 ·
Aqui está uma foto da válvula N108 na parte inferior da bomba. O fio preto é na verdade uma bainha que cobre um fio marrom e um fio preto. Preciso saber quais leituras devo obter nesses dois fios. Não tenho nada - sem resistência e sem continuidade.

Alguém sabe?

#4 · (Edited)
Para referência futura - se não houver resistência ou continuidade nos dois fios da válvula de arranque N108, também conhecida como solenóide de avanço/sincronização, então ela falhou.

Comprei uma peça nova BOSCH SOLENOID VALVE - 0281002265, ela vem com um plugue de dois pinos que é fácil de remover para que os pinos possam ser inseridos no plugue múltiplo de dez pinos.

A resistência nos dois fios do novíssimo N108 é de cerca de 15 ohms, o que corresponde às coisas que li aqui antes.

Em um N108 em funcionamento, também há continuidade.

Substituí o meu sem remover a bomba, removendo o local de cor de latão na parte traseira da bomba. Possui dois parafusos de cabeça sextavada de 5 mm, um parafuso torx T30 e uma porca de 13 mm. Sai facilmente, então são dois parafusos torx T30 e o N108 sai com um pouco de diesel escorrendo.

imagens.

novo e velho
190826

números de peças correspondem:

190827

a placa na parte traseira da bomba de combustível 2.5tdi que você precisa remover:

190829

placa removida revela os parafusos N108

190828

o orifício para a válvula N108 com o antigo o-ring visível na parte traseira que precisa ser removido - há um novo na nova peça Bosch:

190830

substitua os parafusos e insira os fios no plugue múltiplo e pronto.

espero que isso ajude um proprietário de T4 no futuro.

#6 ·
Tópico muito claro, obrigado por compartilhar. Tenho um problema que acredito ser resultado de uma falha na válvula N108 ou na fiação. Começa e funciona bem, depois funciona esporadicamente de forma muito irregular, quase parece estar batendo devido ao avanço da ignição. Vou testar a resistência procurando por 15 ohms e ouvir o clique. A peça é um pouco cara demais para simplesmente comprar uma nova sem verificar.

#7 ·
Fio muito claro, obrigado por compartilhar. Tenho um problema que acredito ser resultado de uma válvula N108 ou fiação com defeito. Começa e funciona bem, depois funciona esporadicamente muito irregular, quase parece estar batendo devido ao avanço da ignição. Vou testar a resistência procurando por 15 ohms e para ouvir o clique. A peça é um pouco cara demais para simplesmente comprar uma nova sem verificar.
Mal posso esperar para ouvir de volta……🙄🙄