VW T4 Forum - VW T5 Forum banner
301 - 319 of 383 Posts
Atualização
- andou 10 km sem problemas com o relé improvisado.
- reinstalou o novo relé VW 109 sem o jumper e ele imediatamente começou a perder potência e parou em 2 minutos, recusando-se a reiniciar.
- colocou o relé antigo com o fio jumper de volta e ele ligou/funcionou ok. e reiniciou felizmente algumas vezes.

Então, parece-me que estamos definitivamente a procurar ou energia ruim/intermitente para a ECU ou gerenciamento de energia instável da ECU.

Qualquer conselho sobre onde procurar primeiro e as perguntas sobre os danos que podemos causar com as várias gambiarras possíveis seriam imensamente apreciados!
 
Olá Mark,
Para a caixa de fusíveis, você precisa remover o suporte de reforço (os 2 parafusos) que vai para a coluna de direção, então há uma presilha no lado direito que você precisa pressionar para permitir que a placa gire para baixo.

Um problema comum são os contatos na placa que falham devido às altas correntes envolvidas com o relé 109.
Ou isso ou um fio "quebrado".

No entanto, mesmo a -20°C, um 2.5 TDi "deveria" ligar após um tempo de partida.......as velas de incandescência apenas fazem com que ele ligue mais rápido.
 
Estou certo que o 109 envia energia para a ECU que, por sua vez, aciona o 103 para ativar as velas de incandescência, e depois que o motor é ligado, a ECU usa o 109 para regular a energia para outras coisas? Ou estou apenas adivinhando loucamente?
 
Desculpe Mark,
Não posso mais ajudar você....Eu nunca tive esse problema. :D
Deixei cair a caixa de fusíveis muitas vezes para instalação/remoção de fiação adicional, mas nunca tive uma falha nela.

Até agora, os únicos problemas que tive foram com a caixa automática (devido a uma empresa "confiável" que a encheu com DEX III) e o MAF (no meu 3º em 8 anos.....mas eu tinha um filtro de ar cônico "estúpido" instalado (agora substituído pela caixa de filtro padrão!).

Se você deixar cair a caixa de fusíveis, é possível cortar os fios e crimpar novos terminais para conectar ao relé....e, em seguida, prendê-los com abraçadeiras ao chicote atrás da caixa.

Você também pode tentar usar um Limpador de Contatos (NÃO WD40!!!) pulverizado nas conexões para 109.
Frequentemente, eles estão tão queimados que você precisa de uma pequena lima para limpá-los e, depois, apertá-los com um alicate....mas você precisa removê-los da caixa de plástico para fazer isso.

Pelo que li, a falha de fiação mais comum está no chicote que vai de um lado para o outro...atrás do motor.
(Tendo uma van LHD, isso não se aplica a mim T: )

Gaz
 
A minha suposição seria também maus contactos na placa de fusíveis. O problema com a ligação do 109 é que a ECU deixa de ter controlo sobre o motor, caso haja uma falha potencialmente catastrófica que possa resultar na destruição do motor/turbo. O facto de as coisas parecerem melhorar quando se troca um relé de alguma forma suporta o prognóstico de má ligação. Poderia também ser a falha do fio branco/preto e a troca do relé é apenas coincidente. A menos que a placa de fusíveis tenha sido trabalhada recentemente, é altamente improvável que seja um problema de ligação na parte traseira, uma vez que as fichas são todas mantidas no lugar por uma barra de bloqueio.
 
A minha suposição também seria maus contatos dentro da placa de fusíveis. O problema de fazer uma ponte no 109 é que a ECU não tem mais controle do motor, caso haja uma falha potencialmente catastrófica que possa resultar na destruição do motor/turbo. O fato de as coisas parecerem melhorar quando você troca um relé de alguma forma apoia o prognóstico de má conexão. Também pode ser a falha do fio branco/preto e a troca do relé é apenas coincidência. A menos que a placa de fusíveis tenha sido trabalhada recentemente, é altamente improvável que seja um problema de conexão na parte traseira, pois os plugues são todos mantidos no lugar por uma barra de travamento.
Obrigado.

É bom confirmar que é imprudente dirigir até em casa com o relé em ponte.

A caixa de fusíveis não foi removida há 5 anos, desde que instalei painéis solares e baterias de lazer, então concordo que é improvável que haja problemas de cabo espontâneos lá.

A próxima etapa é limpar esses contatos o máximo possível no local com um pouco de álcool isopropílico e uma lixa de unha pontiaguda.
Em seguida, verificando o fio preto/branco.

Dedos cruzados....


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Desculpe Mark,

Não posso mais ajudar você.... Eu nunca tive esse problema. :D

Deixei cair a caixa de fusíveis muitas vezes para instalação/remoção de fiação adicional, mas nunca uma falha nela.

Gaz
Muito obrigado pela sua ajuda - estamos progredindo e sua resposta rápida nos animou muito!



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Eu duvido que os contatos estejam sujos. Normalmente, é um caso de eles se espalharem, não fazendo um bom contato. Não se deixe tentar a desmontar a placa de fusíveis!
 
A minha suposição também seria maus contactos dentro da placa de fusíveis. O problema de pontes no 109 é que a ECU já não tem controlo sobre o motor, caso haja uma falha potencialmente catastrófica que possa resultar na destruição do motor/turbo. O facto de as coisas parecerem melhorar quando se troca um relé, de certa forma, suporta o prognóstico de má ligação. Poderia também ser a falha do fio branco/preto e a troca do relé é apenas coincidente. A menos que a placa de fusíveis tenha sido trabalhada recentemente, é altamente improvável que seja um problema de ligação na parte traseira, pois as fichas são todas mantidas no lugar por uma barra de bloqueio.
Bem, a Camilla está pronta para ir para casa depois de alguns testes e reparações épicas guiadas remotamente ;-)

Fiz mais algumas pesquisas sobre como o relé/ECU/velas de incandescência/sensores DC funcionam - e conversei com o gerente de serviço do meu revendedor principal local.
Parece bastante claro que, na verdade, deixar o relé em ponte está OK - Não impede de todo a ECU de controlar o motor: A ECU não tem um loop de feedback para esse relé. O que isso significa é que a ECU está permanentemente ligada, por isso está a consumir corrente o tempo todo e ele disse para tirar o relé quando estacionar por mais de meia hora.
A outra coisa que pode muito bem fazer é registar uma enorme sequência de erros, pois está ligado e a ouvir os sensores quando a ignição está desligada, por isso não receberá o pulso regular da bomba injetora.

Então, dedos cruzados ;-) foi tudo um pouco épico demais para começar a tentar testar o longo fio b/w...

Obrigado novamente pela ajuda
 
Receio que o seu gerente de serviço lhe tenha dado a informação errada! 109 dá de facto o controlo à ECU. Pense nisso, qual seria o seu propósito de outra forma?????
 
Bem, a Camilla está pronta para ir para casa depois de alguns testes e reparos épicos guiados remotamente ;-) Eu fiz mais algumas pesquisas sobre como o relé/ECU/velas/sensores DC funciona - e conversei com o gerente de serviço do meu revendedor principal local. Parece bastante claro que, na verdade, deixar o relé em ponte está OK - Isso não impede a ECU de controlar o motor: A ECU não tem um loop de feedback para aquele relé. O que isso significa é que a ECU está permanentemente ligada, então ela está consumindo corrente o tempo todo e ele disse para apenas tirar o relé quando você estacionar por mais de meia hora. A outra coisa que pode muito bem fazer é registrar uma enorme sequência de erros, pois está ligado e ouvindo os sensores quando a ignição está desligada, então não receberá o pulso regular da bomba injetora. Então, dedos cruzados ;-) foi tudo um pouco épico demais para começar a tentar testar o longo fio b/w... Obrigado novamente por ajudar
Épico é a palavra, informações epicamente ruins, mesmo para uma espécie de resolução 'provisória'; especialmente de um VW Main Dealer Van Centre :eek::eek:
 
Eu só queria agradecer imensamente a todos que contribuíram para este tópico. T:T:

Depois de 2 reboques e um novo relé, finalmente identifiquei o fio preto e branco corroído sob o cilindro mestre. Nova seção soldada, tudo voltou ao normal.

Mais uma vez, muito obrigado a todos!
 
Olá novamente

Da mesma forma, obrigado a todos que contribuem aqui - e especialmente aos caras que apareceram tão rápido na nossa hora de necessidade :)

Já trouxe a carrinha para casa e tenho feito os testes sistemáticos de continuidade / terra detalhados na primeira publicação.

Algumas observações:
1. Tendo estabelecido que a ligação dos pinos 30/87 curto-circuita o interruptor no relé e (no nosso caso) faz a carrinha arrancar, o teste seguinte - remover o fio de ligação e ligar o pino 85 à terra - é vital, pois prova que o relé está OK e o problema está na ligação à terra dentro ou atrás das ligações entre o relé / caixa de fusíveis / chicote de fios. Tocar no fio de teste e desligá-lo do seu ponto de terra irá ligar o relé e parar o motor.

2. Tudo o que tive de fazer foi tirar a caixa de fusíveis, aspirar a penugem, a poeira e as teias de aranha do chicote de fios, remover/recolocar os conectores na parte de trás (fiz toda a fila que alimenta os relés) e colocá-lo de volta. Agora funciona com o relé original que, afinal, não estava com defeito (ou, se estava, recuperou por agora)

3...... O que explica por que, ao conduzir com o fio de ligação atrás do relé, ele clicava intermitentemente como louco por alguns segundos: Terra intermitente.

4. Relativamente à condução com os pinos 87/30 ligados.
Isto NÃO desativa nem contorna a ECU. A prova disso é que o motor continua a funcionar. Se quebrar a ligação ou remover o relé, a ECU perde energia e o motor para.
Verifiquei a memória da ECU e ela mostra claramente que a unidade tem estado em bom estado de funcionamento nos últimos 1000 milhas com o relé ligado.
Gerou códigos de erro de temporização exatamente nos momentos em que o motor foi ligado e desligado, pois teve energia antes/depois do ponto habitual no ciclo.
Testei a descarga da bateria e parece que há uma pequena corrente puxada pela ECU quando o relé está ligado, por isso ainda acho que é sensato tirar o relé quando parado.

Espero que isto seja útil para alguém.

Obrigado novamente
Mark
 
Cheguei ao ponto de fazer a ponte do relé 109 com sucesso, mas estou tentando localizar o plugue G1 na caixa de fusíveis, mas não consigo abaixá-lo mais e não quero causar nenhum dano. Também examinei o chicote de fios na parte superior do motor, mas não consigo ver nenhuma quebra no fio.
Não sei para onde ir a seguir, alguém conhece algum especialista neste problema em ou ao redor da área de Shropshire, pois isso está me dando nos nervos?
 
Olá Paul
Eu sei como te sentes!
Demorei uma eternidade para fazer a caixa de fusíveis baixar o suficiente para sentir que era seguro tentar encontrar o fio que precisava sem arriscar danificar outra coisa. Depois de perceberes, na verdade é bom.

Antes de fazeres isto, deves tentar o teste extra dado na primeira publicação.

- Remove o teu fio de ligação do relé 109.
- Leva um fio fino à terra do pequeno pino (87? 85? Não é um dos que tinhas ligado antes.) há uma boa terra nos parafusos de montagem do suporte da caixa de fusíveis.

Tens velas de incandescência e a carrinha arranca?

Se NÃO, então o relé está com defeito. Deves comprar um novo antes de investigares mais a fundo a fiação.

Se SIM, então o relé está OK e, assumindo que testaste os 12v, etc., conforme as primeiras publicações, quase certamente tens um fio preto/branco defeituoso para a ECU.
Esse fio é uma terra comutada - a ECU recebe energia do relé e, assumindo que está satisfeita com as várias entradas do sensor, fecha o circuito de volta para a caixa de fusíveis e a carrinha funciona. Se esse fio estiver danificado, o efeito é o mesmo que a ECU desligar o motor: sem 12v para as velas de incandescência e, crucialmente, circuito aberto na válvula de corte de combustível.
É improvável que tenhas más ligações espontâneas na caixa de fusíveis, mas assim que a tiveres livre (vê abaixo), deves fazer as verificações de continuidade da frente para trás para teres paz de espírito.

OK - para libertar a caixa de fusíveis.
Aqui está a minha descrição na placa 2.5tdi acv 02.

Remove o caixote de plástico com o botão de parafuso de plástico.
Remove a barra de retenção de metal (2 parafusos de 13 mm na D, 1 na E)

Remove as tampas de plástico de duas partes da fila inferior dos fusíveis extras, se presentes: 2 parafusos de plástico giram 90 graus - isso destrava as bandejas. Solta as bandejas - encaixes de plástico complicados nas laterais - até caírem. São bastante frágeis, mas não há nada muito frágil por trás, por isso é seguro cutucar e mexer.

No corpo principal da caixa de fusíveis, em cada lado, há uma presilha de plástico, como um grande grampo de cabelo estranho com cerca de 5 cm de comprimento, que a fixa no lugar nos 2 pinos de metal do suporte.
(Nota: este suporte de metal permanece no lugar - está soldado ao painel)
De cada lado, afasta as garras da presilha de plástico do pino de metal, levanta a presilha 5 mm e ela solta-se completamente - levantando um pino de localização menor na parte superior da presilha.

É tudo para as fixações reais.

Na minha, há uma coisa engraçada em forma de disco de plástico castanho na parte superior externa esquerda do suporte de metal - não tenho a certeza do que é, mas tem alguns fios ligados.
A montagem para este 'disco' sobressai através do suporte e localiza-se num recesso na caixa de fusíveis.

Antes de ires mais longe (estás prestes a libertar a caixa de fusíveis), verifica bem se há fios que vão para a secção frontal superior (rótulos K*) que parecem apertados e vêm de cima em vez de trás - ou seja, não parecem que vão mexer com a caixa de fusíveis)
Tira fotos, rotula e desconecta todos os que parecem que podes esticar/forçar quando a caixa de fusíveis cair 3-6 polegadas.

Agora, agarra na parte inferior da caixa de fusíveis com a mão direita e aplica pressão para cima e para ti - o objetivo é levantá-la para a frente dos 2 pinos de onde as presilhas saíram.
Não vai sair - parece que está presa no lado esquerdo.
Com a mão esquerda, dobra suavemente o lado esquerdo do suporte para fora (E) e sentirás a caixa de fusíveis soltar-se.
Retira-a e deixa-a cair - ela vai ficar pendurada em segurança no chicote elétrico.

Não tentes forçar nenhum dos blocos de conectores multipinos para fora da parte de trás da caixa de fusíveis - eles são mantidos por um trilho de bloqueio - vou postar uma foto de como libertá-lo.

Agora vai tomar uma chávena de chá/cigarro/cerveja, conforme apropriado?

Tenho de levar o cão a passear, mas vou postar algumas fotos e descrever a próxima etapa pela manhã.

Fica descansado - estava no meu limite com isto, mas encontrei uma maneira simples de substituir o fio defeituoso sem precisar rastreá-lo por toda a tubagem.

Sabes soldar? Usei um ferro de soldar a gás para remendar o fio no local. Se não, é totalmente possível com crimpagens ou, em último caso, bloco de chocolate!

Também vais precisar:
- cerca de 2 m de fio fino para contornar o fio provavelmente danificado. Corrente muito baixa - usei um lado de um cabo de altifalante de má qualidade, pois era conveniente.
- fita isolante
- um par de abraçadeiras curtas
- cortadores pequenos e afiados capazes de retirar o isolamento de um fio de 1 mm sem o partir.

Mais pela manhã.
 
301 - 319 of 383 Posts