VW T4 Forum - VW T5 Forum banner

Programação da unidade ABS do VW Transporter

12K views 29 replies 5 participants last post by  pmg11  
#1 ·
Olá a todos,
Tenho um amigo com um transporter 1.9tdi de 2007 com caixa manual de 5 velocidades.
Ele recentemente me trouxe porque a luz ASR e a luz ABS estão constantemente acesas.
Eu o digitalizei com VCDS e mostra que a unidade ABS não foi codificada corretamente "Módulo de controle programado incorretamente - 003 Falha mecânica"
Agora, tentei programá-lo algumas vezes e o auxiliar de codificação para a codificação curta oferece três opções que são chassi, bloqueio do diferencial e motor.
Este é um Multivan/Transporter que é +0000040, sem bloqueio do diferencial que é +0000000 e um motor a diesel que é +0000512.
Selecionei essas opções e ele aceita a programação 552, mas o mesmo código permanece, ele não está procurando configurações básicas como eu teria aceitado.
A unidade ABS relata como um ABS MK25E (M) com o número da peça 7H0 907 379P, acredito que a van seja apenas ASR, mas vou verificar o botão para confirmar, mas tive essa ideia na minha cabeça de que talvez a unidade de substituição seja para um modelo ESP de transporter.
Não verifiquei a van quanto a um sensor de ângulo de direção.
O problema que também tenho é que uma garagem anterior fez a substituição, então o proprietário não tem a unidade antiga e, portanto, não pode obter uma verificação VCDS para confirmar os números das peças
Talvez eu esteja tentando programá-lo incorretamente, mas este é um 1.9tdi padrão de 105 cv, FWD, manual, SWB.
Ou talvez alguém possa confirmar se essa unidade ABS está correta ou não?
Não parece haver outros códigos no veículo além do sensor da árvore de cames, mas eles o consertarão se o ABS for resolvido.
Eu tentei ver se conseguia ler o sensor de ângulo de direção em blocos de medição, mas está mostrando como inválido, o que pode ser porque não está programado ou não o tem.
Qualquer ajuda seria muito apreciada

#3 ·
Você sabe se alguma vez funcionou corretamente, sem luzes de aviso, após a troca do módulo de controle?

Eu vi algumas análises VCDS para pré-facelifts sem ESP e nenhuma delas usa uma unidade MK25E(M). Este é um trecho de um diesel 1.9l:

Code:
Endereço 03: Freios ABS Labels: 7H0-907-37x-ASR-F.lbl
Número da peça: 7H0 907 379 G
Componente: ASR FRONT MK25 0103
Codificação: 0007205
Loja #: WSC 80093 222 69422
VCID: 397EF6A673C2D2879E-515E
Na verdade, não sei se alguma vez funcionou corretamente.
Aparentemente, não teve luzes acesas por um tempo, mas é difícil ver como.
Não estou muito familiarizado com os transportadores, apenas que usei o VCDS em meus carros VW.
O número da peça na sua análise VCDS mostra que o número da peça termina com um G, enquanto o que está instalado no T5 aqui termina com um P.
Vejo online que as unidades ABS têm "Steurgeraet ESP" (Controlador ESP) escrito em sua caixa do controlador. Também já vi com Steurgeraet ASR.
Este T5 que tenho aqui pode ter o ABS errado instalado.

#4 ·
Se eu estivesse nessa posição, entraria em contato com o departamento de peças de um concessionário comercial da VW, explicaria a situação, daria a eles o VIN/número de registro e pediria que eles lhe dissessem qual peça foi originalmente instalada de fábrica e qual número de peça alternativo (se houver) pode ser usado como peça de reposição. Na minha experiência, tende a funcionar melhor se você realmente puder ir lá e ficar em frente ao balcão, mas isso depende de quão longe você está do revendedor mais próximo.

#5 ·
Não tenho certeza se você vai muito mais longe tentando adivinhar o que a oficina substituiu.

Se eu estivesse nessa posição, entraria em contato com um departamento de peças de concessionária comercial da VW, explicaria a situação, daria a eles o VIN/número de registro e pediria que eles lhe dissessem qual peça foi originalmente instalada de fábrica e qual número de peça alternativo (se houver) pode ser usado como peça de reposição. Na minha experiência, tende a funcionar melhor se você realmente puder ir lá e ficar em frente ao balcão, mas isso depende de quão longe você está do revendedor mais próximo.
Esse foi um dos meus pensamentos, mas não tenho certeza se meu revendedor local forneceria essa informação, pois eles são complicados.
Eu vou arriscar, no entanto.

#6 ·
Eu pensei que todas as bombas ESP tinham ESP escrito antes ou depois do 'MK25', mas posso estar errado.
Provavelmente não relevante, mas aqui está o meu manual 2.5 2wd.

Endereço 03: Travões ABS Etiquetas: 7H0-907-37x-ASR-F.lbl
Número da peça: 7H0 907 379 E
Componente: ASR FRONT MK25 0103
Codificação: 0007205
N.º da oficina: WSC 02756 785 00200
VCID: 3779DF7A450209999F5-513C

Isto parece mais promissor, uma vez que é um sufixo P, mas você disse que tinha tentado a codificação 000552. (Aparentemente, você precisa dos zeros).
Tenha em mente que este é um carro automático.

Endereço 03: Travões ABS Etiquetas:. 7H0-907-37x-ABS.clb
Número da peça SW: 7H0 907 379 P HW: 7H0 907 379 P
Componente: (M)ABS MK25E 0103
Revisão: 00H12001
Codificação: 0000552
N.º da oficina: WSC 02756 790 00000
VCID: 42DCB409989D8FABD97-513C

Uma última esperança é este tópico. Não consigo ver como isto está certo, porque ele parece ter conseguido instalar uma bomba ABS num veículo sem ABS. https://forums.ross-tech.com/index.php?threads/28217/

#7 ·
Olá Cferry. Se você for ao site 7Zap e olhar na seção elétrica para o ano e VIN relevantes do seu veículo, em Abs você verá a referência para a unidade de controle do ABS e o código PR relevante para o veículo, uma lista de códigos para o seu está no livro de serviço e em um adesivo na van. então você deve ser capaz de descobrir o p.n. correto.

#8 ·
Tentei entrar em contato com o revendedor, mas eles estão dispostos a encomendar uma nova bomba ABS e não me dizer se a minha está correta ou não. A propósito, a codificação na minha parece ser 0131624, o que não parece certo, dadas as opções que tenho disponíveis. Tenho 3 bytes que posso programar em codificação, que são o tipo de chassi, o tipo de combustível e se tenho um bloqueio de diferencial.

#9 ·
Atualização, por acaso encontrei um post na Ross tech e o cara lá tentou o código 0000092. Isso funciona para o meu e limpa o código, mas o do sinal do controlador 4 motion aparece. Eu sei que não tenho 4 motion, mas mostra que tenho o módulo errado. Se eu pudesse obter o código certo para um manual fwd com um mk25e, seria ótimo

#10 ·
Atualização, aconteceu de eu encontrar um post no Ross tech e o cara lá tentou o código 0000092.
O mesmo do meu link acima? ;) :p

Eu acho que você pode deletar a opção 4 motion se ela apareceu no CAN Gateway que no seu ano de van está no controlador de instrumentos (endereço 19) e então ir para 'Lista de Instalação'. Você deve ver as caixas para marcar/desmarcar.

Se eu me lembro bem, no meu havia outras opções no controlador ABS como tamanho da roda, o que pode ser mais importante em um 4 motion/não um 4 motion.

Se você conseguir fazer uma bomba ESP caber em uma van não-ESP, parabéns. Por favor, certifique-se de postar todos os números de peças e códigos antigos/novos e quaisquer outros procedimentos aqui para futuros membros. Essa codificação é estranha por ser tão curta, talvez esse código ignore o sensor de ângulo de direção esperado e faça parecer para os outros controladores associados como uma bomba não-ESP? De qualquer forma, obrigado por atualizar até agora. :)

#11 ·
Olá, obrigado pelas informações úteis.
A porta de entrada CAN neste veículo não tem a lista de instalação como opção. Pode ser muito antigo. Da mesma forma, na verificação automática, a lista de instalação da porta de entrada não é suportada pela porta de entrada de acordo com o VCDS.
Eu só vejo a opção Login 11 na porta de entrada, mas não sei o código.
Se ao menos eu soubesse o código da porra da minha van sem 4motion.

#12 ·
As primeiras vans são um pouco básicas em alguns departamentos elétricos, então você provavelmente está certo sobre o gateway.

Acabei de pesquisar no Google algumas bombas 7H0 907 379 P e todas elas têm a codificação 0000552 ou semelhante e nenhuma delas tem um controlador de acoplamento Haldex, então todas devem ser sem 4 motion. Nenhuma delas mostra ESP também. Acho que deve ser a bomba errada, como suspeitado. Que código você está recebendo agora para o controlador 4motion/Haldex (inexistente) por interesse? Melhor ainda, você pode postar sua última verificação.

Se eu tiver a chance amanhã, vou brincar com a codificação do meu ABS. Eu poderia recodificar o meu para o misterioso 0000092 (5 zeros??) só para ver o que acontece.

#13 ·
Eu estava pensando que as versões B e G anteriores poderiam ser para o t5 que tenho aqui. O que está instalado está com defeito ou incorreto, ou ambos.
O código que tenho para a unidade AWD é:

1 Falha Encontrada:
01324 - Módulo de Controle para Tração Integral (J492)
004 - Sem Sinal/Comunicação

Sim, o código que coloquei para me livrar da luz ASR é 0000092.
Obrigado por toda a sua ajuda, eu agradeço.

#14 · (Edited)
Como estou acordado a uma hora estúpida, tenho procurado alguns números de peças.

Se o seu não tiver ESP ou EDL (então tem o botão ASR no painel) eu faço a bomba mais recente correta para o seu SWB 2007, um 7HO 907 379 S. O sufixo P também está listado, o que eu acho que é apenas a versão anterior e também deve estar bom. Eu só acho que algo aconteceu com a codificação no seu. Seria incomum uma bomba defeituosa causar esses códigos de falha de 'codificação incorreta'.

De acordo com o que consigo descobrir, a codificação da bomba deve ser o código comum 0007205 (rodas de 16 polegadas) ou, se tivesse rodas de 17 polegadas de fábrica, então 0015397. Ignore o tamanho da roda que ele tem agora e verifique o rótulo do código PR para ter certeza. O código PR 2E4 mostrado em qualquer lugar no rótulo (sob o painel acima dos pés do motorista) significa que ele saiu da fábrica com rodas de 17 polegadas, o código PR 2E são as rodas de 16".

De qualquer forma, vale a pena experimentar os dois códigos, você sempre pode voltar para o seu código atual. :sleep:

#17 ·
Realmente apenas pensando em voz alta. Se um cluster de um veículo diferente (com ESP, acho que uma opção bastante rara antes do facelift) fosse trocado, ele "herdaria" a lista de instalação e a codificação da van doadora. Em um facelift (2010 em diante) deve ser fácil de resolver - basta remover a entrada incorreta da Lista de Instalação do Gateway e a entrada correta deve aparecer automaticamente como uma opção a ser selecionada. Mas em um pré-facelift, não sei qual seria o procedimento.

#18 · (Edited)
Você tentou os outros códigos da bomba? :)

Acabei de sair para olhar a bomba do ABS e o gateway CAN no meu. O ABS não aceitará o código 0000096 0000092 provavelmente porque não se aplica à minha bomba com sufixo E.

Image

O meu vai me permitir abrir o controlador do gateway CAN. Embora o gateway esteja fisicamente dentro do cluster, o VCDS o vê separadamente no endereço 19. (17 para o cluster) Para um não-4 motion e em nossas vans antigas, o gateway deve ser codificado para 00006. Você pode ver na foto abaixo que a codificação consiste apenas em eletrônica de freio mais airbags. Então, a menos que o seu tenha sido de alguma forma alterado para 4 motion ou tenha outras coisas na lista, o seu também deve ser 00006. Eu tentei adicionar o 00016 para 4 motion, mas não me deixou mudar. Eu também tentei adicionar 00001 para transmissão automática, mas isso também foi ignorado e substituído novamente pelo meu 00006. Eu acho que a codificação do gateway é fixa (a menos que algo tenha acontecido com o seu).

Difícil dizer sobre o cluster, mas você poderia pensar que o número da peça (como visto pelo VCDS) ou a codificação o denunciariam?

Image

Para quem mais precisa saber como chegar à tela CAN acima, foi: Select>19 CAN Gateway>Coding-07

Image

#21 ·
Eu tentei o código 40 e por um tempo ele limpou as luzes ASR e abs. Sem códigos, então fui dar uma volta, estacionei, desliguei e liguei a ignição e voltou. Deve ser uma falha elétrica em algum lugar ou no chicote.
Eu aprendi que qualquer código para AWD, como 27 ou 28 para o transportador AWD, apaga a luz ASR, mas ele sempre está procurando aquele módulo AWD inexistente.
Realmente confuso este.

#22 ·
Não tenho certeza do que está acontecendo, vou pedir ao proprietário para tentar na concessionária para ver se eles podem programá-lo. Certamente cerca de uma hora de carga ou algo assim. Pelo menos, se eles não puderem fazê-lo com base no vin ou seja o que for, ele pode concluir que a unidade está com defeito. Obrigado pela sua ajuda. Eu aprecio tudo isso

#23 ·
Só uma reflexão, você não tem rodas ou pneus de tamanho ímpar instalados, tem? Eu não acho que isso possa ser um problema de fiação. Ele continua mudando com diferentes codificações, que não é como quaisquer falhas de fiação se manifestam. De acordo com a Ross-Tech, o ABS, o painel e a ECU do motor precisam ter números VIN correspondentes (não acho que a bomba tenha em nossas vans), mas como Triffic estava dizendo, se o painel (ou a ECU do motor) foi alterado e o VIN não foi atualizado, as codificações não funcionarão. Você pode ler como verificá-lo usando Blocos de Medição Avançados aqui.

Eu vi o VIN na ECU do motor e no painel, mas, pelo que sei, não há como adicioná-lo a uma bomba nova ou usada da nossa época. Vale a pena verificar antes de pagar a um revendedor (para provavelmente dizer que você precisa de uma bomba nova quando não precisa!)

#24 ·
Olá,
Obrigado pelas sugestões, ele tem as rodas de aço originais.
No entanto, o proprietário me informou que o painel não foi trocado e que houve um problema na fiação que foi reparado, então não tenho certeza se isso foi devidamente corrigido ou não e a unidade ABS foi trocada ao mesmo tempo.
Aparentemente, nunca esteve certo.
Não sei o que pensar se houve problemas, mas eu diria que verificar a fiação é um começo, mas não um trabalho para mim.
Obrigado pela ajuda, eu agradeço

#26 ·
Não tenho certeza para que ano é o sufixo G, mas o 7Zap mostra S ou P para a versão não-ESP de 2007. O número da peça 375 (em vez de 379) é apenas o controlador, sem a bomba. Mas a última letra é a mesma em ambos os casos.

#27 ·
Ok sim, isso faz sentido, o do t5 aqui provavelmente está correto então. Realmente estranho como funcionou por um tempo, pois as luzes ASR e abs estavam apagadas. O botão ASR até funcionou na época. Também não entendo por que estava fora da faixa para a codificação que estava no auxiliar de codificação longa, acho que deveria ser 552. Marcar as caixas no menu de codificação resulta no código dizendo que está fora da faixa.

#28 · (Edited)
Você pode verificar qual é o código agora, caso seja diferente? É possível que você agora tenha apenas um código de sensor ABS individual ou algo diferente. Às vezes, instalei novos sensores ABS e outras peças apenas para que o código voltasse imediatamente e precisasse ser limpo novamente. Não se esqueça de olhar para os outros controladores (especialmente o motor) para códigos de falha relacionados.

Eu li no passado que, se o WSC (Work Shop Code) no controlador da bomba estiver definido para todos os zeros, ocasionalmente isso pode causar problemas. Eu não acho que seja tão comum, mas você pode alterá-lo se for. Não é fácil! Boa sorte. :)

#29 ·
Eu realmente li sobre a santíssima trindade, mas verifiquei o cluster e estava correto. Eu disse ao proprietário para perguntar ao revendedor antes de ir até eles para se concentrar na programação da bomba ABS e garantir que ela esteja integrada corretamente e para deixar como está se eles quiserem trocar o chicote elétrico e/ou a bomba.