Olá a todos, 
Vendo que eu e alguns outros temos tido problemas com a carrinha a não pegar, mas sem luz da vela de incandescência ao ligar a ignição, mas o motor está a virar mas não pega.
Tive muita ajuda de outros membros do fórum A: por isso pensei em retribuir.
NÃO SOU MECÂNICO DE CARRINHAS. Vou citar números/cores de velas/pinos/fios, MAS ELES PODEM NÃO SER OS CORRETOS NA SUA CARRINHA. Por isso, posso NÃO estar correto em algumas das coisas escritas abaixo. Esperemos que isto lhe dê uma ideia/dicas/ponto de partida.
Mas antes de começar, aqui fica uma observação básica:
1) Parte do interruptor de ignição vai para o relé 109 “relé de alimentação do módulo de controlo do motor”, o lado da “bobina” do 109 vai para a massa através da ECU. O lado do “interruptor” do 109 vai para o fusível da ECU e depois para a ECU. ENTÃO, se o 109 não tiver terra, não consegue “ligar” a alimentação da ECU, por isso não está a fazer a sua “coisa” quando o motor é accionado = não pega.
2) Um multímetro e um fio/cabo sobressalente serão muito úteis!
Isto é o que fiz NUM motor T4 65KW 2.4 TDI AJT. Verifique os fusíveis dentro da carrinha, abaixo e à direita do volante e os fusíveis dentro do compartimento do motor, normalmente em frente da bateria. (Numa tampa/caixa preta) se estiverem todos ok.
Encontre o relé 109 (2ª fila para cima, 3º da esquerda) remova-o e teste a tensão na ranhura 4, as ranhuras devem estar numeradas. (Ranhuras do terminal 30 para 4) página 80/3 http://www.vwbooks.co.uk/vw_info/T4_pdfs/vw_T4_engine_wiring_2002.pdf Deve indicar 12V. Caso contrário, é a fonte de alimentação para o relé. (não posso ajudar com este!)
Se tiver 12V, pegue no relé 109 removido, deve haver um pequeno diagrama do circuito na lateral, pegue num pequeno pedaço de fio e junte-o ao terminal 30 e depois ao terminal 87, para ter um pequeno loop, basicamente, você ignora o interruptor no relé. Coloque o relé de volta no bloco/caixa de fusíveis. Coloque a chave e veja se a luz da vela de incandescência acende e tente dar à partida.
SE funcionar, é o relé 109 OU a caixa de relés (fusíveis) OU a fiação. Caso contrário, é a caixa de fusíveis/fiação para o fusível da ECU. (Vá para REF A para mais T/S)
Teste simples, remova o loop de fio do relé, conecte uma extremidade do fio ao terminal 85 do relé 109. A outra extremidade do fio é colocada na massa (por isso, um pedaço longo de fio seria bom), você deve ouvir um clique, gire a chave e veja se a luz da vela de incandescência está acesa e dê à partida na carrinha. Se ainda não funcionar, parece que o relé está U/S (você pode tirar a tampa do relé e conectá-lo a 12V para verificar).
Se a carrinha pegou, é o lado da massa do relé = caixa de fusíveis/fios
Verifique rapidamente os fios/ficha na parte traseira da caixa de fusíveis. Você está procurando a ficha G1, ela é branca (a do meio das 3 fichas brancas, fila inferior) http://www.a2resource.com/electrical/CE2.html ESTE PODE NÃO SER O SEU ANO/MODELO, mas dá-lhe uma ideia. Pode ser um fio solto, procure um fio preto e branco.
Se tudo parecer ok, remova a ficha branca, é melhor desengatar as presilhas laterais na caixa de fusíveis e deixá-la pendurada, há uma pequena alavanca no lado direito entre as duas filas de fichas, deslize/puxe-a para o lado. (Liberta o bloqueio nas fichas)
Agora verificamos a continuidade do circuito dentro da caixa de fusíveis. Remova o relé 109, coloque um fio do multímetro no orifício do relé nº 5 (pino 85 do relé) para o pino 7 do terminal G7. (Certifique-se de que está no pino certo). Se tudo estiver ok, não é a caixa de fusíveis.
O próximo passo é verificar a continuidade do fio (preto e branco) que vai da ficha G1, pino 7 para o pino 18 T121 que é a ECU. O maior dos dois conectores na ECU (em frente da bateria, em baixo).
Tive acesso à parte traseira da ficha para ver os fios e descobri em que pino o fio preto e branco entra. Portanto, se houver continuidade, parece a sua ECU e você precisa obter uma segunda opinião!
REF A, teste de continuidade, orifício do relé nº 8 (pino 87 do relé) para o pino 10 do terminal G7, para verificar a caixa de fusíveis. Se estiver ok, verifique o fio da ficha G1 pino 10 para a ECU T121 pino 1 e 2 (através do fusível da ECU) Preto e Amarelo.
Se o fio preto e branco falhar no teste, é o fio, é um longo feixe de fios que entra no compartimento do motor do lado do condutor e depois sobre a frente/topo do motor, etc. para a ECU. Logo abaixo do cilindro mestre do travão é um local comum para uma ruptura. Remova os fios da proteção/envolvimento do cabo e encontre o fio preto e branco e trace/inspecione-o.
Se você não conseguir ver nada na parte superior, acesso fácil ao fio, você pode quebrar o teste de continuidade removendo UM POUCO de isolamento do cabo preto e branco e, em seguida, testar a ficha G1 pino 7 para o seu novo ponto de teste. É melhor também testar do novo ponto de teste para o pino 18 na ficha da ECU. Esperemos que agora você saiba qual metade/secção do fio é. (Não se esqueça de proteger novamente o fio com fita adesiva depois. I
Espero que isto tenha ajudado. Abaixo estão alguns links que achei úteis. (A maioria encontrada em T4fourm)
E um grande OBRIGADO a Stero Steve, kfphil, nogdo, Tim em Phirm e meu amigo Chris M por me ajudarem.A:
http://www.vwbooks.co.uk/t4.htm
Central Electric 2
VW Books
VW Books
http://www.vagcat.com/epc/cat/vw/TR/
Vendo que eu e alguns outros temos tido problemas com a carrinha a não pegar, mas sem luz da vela de incandescência ao ligar a ignição, mas o motor está a virar mas não pega.
Tive muita ajuda de outros membros do fórum A: por isso pensei em retribuir.
NÃO SOU MECÂNICO DE CARRINHAS. Vou citar números/cores de velas/pinos/fios, MAS ELES PODEM NÃO SER OS CORRETOS NA SUA CARRINHA. Por isso, posso NÃO estar correto em algumas das coisas escritas abaixo. Esperemos que isto lhe dê uma ideia/dicas/ponto de partida.
Mas antes de começar, aqui fica uma observação básica:
1) Parte do interruptor de ignição vai para o relé 109 “relé de alimentação do módulo de controlo do motor”, o lado da “bobina” do 109 vai para a massa através da ECU. O lado do “interruptor” do 109 vai para o fusível da ECU e depois para a ECU. ENTÃO, se o 109 não tiver terra, não consegue “ligar” a alimentação da ECU, por isso não está a fazer a sua “coisa” quando o motor é accionado = não pega.
2) Um multímetro e um fio/cabo sobressalente serão muito úteis!
Isto é o que fiz NUM motor T4 65KW 2.4 TDI AJT. Verifique os fusíveis dentro da carrinha, abaixo e à direita do volante e os fusíveis dentro do compartimento do motor, normalmente em frente da bateria. (Numa tampa/caixa preta) se estiverem todos ok.
Encontre o relé 109 (2ª fila para cima, 3º da esquerda) remova-o e teste a tensão na ranhura 4, as ranhuras devem estar numeradas. (Ranhuras do terminal 30 para 4) página 80/3 http://www.vwbooks.co.uk/vw_info/T4_pdfs/vw_T4_engine_wiring_2002.pdf Deve indicar 12V. Caso contrário, é a fonte de alimentação para o relé. (não posso ajudar com este!)
Se tiver 12V, pegue no relé 109 removido, deve haver um pequeno diagrama do circuito na lateral, pegue num pequeno pedaço de fio e junte-o ao terminal 30 e depois ao terminal 87, para ter um pequeno loop, basicamente, você ignora o interruptor no relé. Coloque o relé de volta no bloco/caixa de fusíveis. Coloque a chave e veja se a luz da vela de incandescência acende e tente dar à partida.
SE funcionar, é o relé 109 OU a caixa de relés (fusíveis) OU a fiação. Caso contrário, é a caixa de fusíveis/fiação para o fusível da ECU. (Vá para REF A para mais T/S)
Teste simples, remova o loop de fio do relé, conecte uma extremidade do fio ao terminal 85 do relé 109. A outra extremidade do fio é colocada na massa (por isso, um pedaço longo de fio seria bom), você deve ouvir um clique, gire a chave e veja se a luz da vela de incandescência está acesa e dê à partida na carrinha. Se ainda não funcionar, parece que o relé está U/S (você pode tirar a tampa do relé e conectá-lo a 12V para verificar).
Se a carrinha pegou, é o lado da massa do relé = caixa de fusíveis/fios
Verifique rapidamente os fios/ficha na parte traseira da caixa de fusíveis. Você está procurando a ficha G1, ela é branca (a do meio das 3 fichas brancas, fila inferior) http://www.a2resource.com/electrical/CE2.html ESTE PODE NÃO SER O SEU ANO/MODELO, mas dá-lhe uma ideia. Pode ser um fio solto, procure um fio preto e branco.
Se tudo parecer ok, remova a ficha branca, é melhor desengatar as presilhas laterais na caixa de fusíveis e deixá-la pendurada, há uma pequena alavanca no lado direito entre as duas filas de fichas, deslize/puxe-a para o lado. (Liberta o bloqueio nas fichas)
Agora verificamos a continuidade do circuito dentro da caixa de fusíveis. Remova o relé 109, coloque um fio do multímetro no orifício do relé nº 5 (pino 85 do relé) para o pino 7 do terminal G7. (Certifique-se de que está no pino certo). Se tudo estiver ok, não é a caixa de fusíveis.
O próximo passo é verificar a continuidade do fio (preto e branco) que vai da ficha G1, pino 7 para o pino 18 T121 que é a ECU. O maior dos dois conectores na ECU (em frente da bateria, em baixo).
Tive acesso à parte traseira da ficha para ver os fios e descobri em que pino o fio preto e branco entra. Portanto, se houver continuidade, parece a sua ECU e você precisa obter uma segunda opinião!
REF A, teste de continuidade, orifício do relé nº 8 (pino 87 do relé) para o pino 10 do terminal G7, para verificar a caixa de fusíveis. Se estiver ok, verifique o fio da ficha G1 pino 10 para a ECU T121 pino 1 e 2 (através do fusível da ECU) Preto e Amarelo.
Se o fio preto e branco falhar no teste, é o fio, é um longo feixe de fios que entra no compartimento do motor do lado do condutor e depois sobre a frente/topo do motor, etc. para a ECU. Logo abaixo do cilindro mestre do travão é um local comum para uma ruptura. Remova os fios da proteção/envolvimento do cabo e encontre o fio preto e branco e trace/inspecione-o.
Se você não conseguir ver nada na parte superior, acesso fácil ao fio, você pode quebrar o teste de continuidade removendo UM POUCO de isolamento do cabo preto e branco e, em seguida, testar a ficha G1 pino 7 para o seu novo ponto de teste. É melhor também testar do novo ponto de teste para o pino 18 na ficha da ECU. Esperemos que agora você saiba qual metade/secção do fio é. (Não se esqueça de proteger novamente o fio com fita adesiva depois. I
Espero que isto tenha ajudado. Abaixo estão alguns links que achei úteis. (A maioria encontrada em T4fourm)
E um grande OBRIGADO a Stero Steve, kfphil, nogdo, Tim em Phirm e meu amigo Chris M por me ajudarem.A:
http://www.vwbooks.co.uk/t4.htm
Central Electric 2
VW Books
VW Books
http://www.vagcat.com/epc/cat/vw/TR/